Arritmia cardíaca

06/03/2018

O coração é dotado de um mecanismo absolutamente sincronizado cujo funcionamento depende de um estímulo elétrico gerado por um agrupamento de células que desempenham o papel de um marca-passo natural. Desacertos na origem desse estímulo ou em sua condução pelas câmaras cardíacas são responsáveis pelo aparecimento das arritmias.

Arritmia cardíaca é qualquer alteração no ritmo regular das batidas do coração, que pode fazer com que ele bata mais rápido, mais lento ou simplesmente fora de ritmo. A frequência de batimentos cardíacos em um minuto considerada normal em um indivíduo em repouso, está entre 60 a 100.

A arritmia cardíaca pode ser benigna ou maligna, sendo as do tipo benignas as mais comuns. As arritmias cardíacas benignas são aquelas que não alteram a função e o desempenho do coração e não trazem riscos maiores de morte, podendo ser controladas com medicamentos e com atividade física. Já as do tipo malignas, pioram com esforço ou exercício e podem levar à morte.

Causas de arritmia cardíaca

• Ansiedade e stress
  • Doença coronariana
  • Cardiomiopatias (doenças do músculo cardíaco)
  • Valvulopatias (doenças das válvulas cardíacas)
  • Cardiopatia congênita
  • Hipertireoidismo
  • Doença de Chagas
  • Uso de drogas: cocaína, estimulantes, medicamentos, etc.
  • Álcool, nicotina, cafeína
  • Apnéia do sono
  • Genética

• Sensação de falta ou interrupção dos batimentos cardíacos
  • Sensação de frequência cardíaca lenta ou rápida
  • Palpitação
  • Lipotímia (Tonturas)
  • Síncope (perda da consciência)

A arritmia é um problema que tem cura, podendo ou não requerer tratamento. Somente em casos que geram sintomas mais graves ou se existe risco de complicação é que o médico irá solicitar alguns procedimentos. As medidas podem incluir o uso de medicamentos, procedimentos médicos, dispositivos implantáveis e até mesmo cirurgia.