Diabetes e doença cardiovascular

06/01/2020

Diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue utilizar adequadamente a insulina que produz. Isso acarreta na elevação do nível de glicose no sangue - a famosa hiperglicemia.

Se esse quadro permanecer por longos períodos, pode levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte.

A principal causa de morte do diabetes é a doença cardiovascular (infarto do miocárdio, insuficiência cardíaca, AVC, etc), representando 60% dos casos. Por este motivo, o Cardiologista está tratando cada vez mais do paciente diabético.

O diabetes é um assunto de grande importância nos Congressos de Cardiologia do Brasil e do mundo.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, existem atualmente, no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, o que representa 7% da população nacional.

A melhor forma de prevenir é praticando atividades físicas regularmente, mantendo uma alimentação saudável e evitando consumo de álcool, tabaco e outras drogas.

O que é Diabetes tipo 2?

O Diabetes tipo 2 ocorre quando o corpo não aproveita adequadamente a insulina produzida. A causa está diretamente relacionado ao sobrepeso, sedentarismo, triglicerídeos elevados, hipertensão e hábitos alimentares inadequados.

O que é o Pré-Diabetes?

Pré-Diabetes é quando os níveis de glicose no sangue estão mais altos do que o normal, mas ainda não estão elevados o suficiente para caracterizar um Diabetes Tipo 1 ou Tipo 2. É um sinal de alerta do corpo, que normalmente aparece em obesos, hipertensos e/ou pessoas com alterações nos lipídios (triglicerídeos, colesterol).

Esse alerta do corpo é importante por ser a única etapa do Diabetes que ainda pode ser revertida, prevenindo a evolução da doença e o aparecimento de complicações, incluindo o infarto.

Quais os sintomas do Diabetes?

Durante um período o Diabetes não apresenta sintomas. Por isso é importante avaliação médica com pedido de exames específicos para o diagnóstico.

Os principais sintomas do Diabetes são:

• Fome frequente;

• Sede constante;

• Formigamento nos pés e mãos;

• Vontade de urinar diversas vezes;

• Infecções frequentes na bexiga, rins, pele e infecções de pele;

• Feridas que demoram para cicatrizar;

• Visão embaçada.

Complicações do Diabetes

O Diabetes, quando não tratado corretamente, pode evoluir para formas mais graves e apresentar diversas complicações tais como:

• Neuropatia Diabética (dor/formigamento em geral nas pernas)

• Problemas arteriais e amputações

• Doença renal (diminuição progressiva da função renal, diálise)

• Pé Diabético (feridas com difícil cicatrização)

• Problemas nos olhos (glaucoma, catarata precoce, retinopatia)

• Pele mais sensível

• Problemas sexuais (disfunção erétil)

O tratamento do Diabetes consiste em dieta alimentar, exercício físico e/ou medicamentos, que serão ministrados de acordo com o estágio da doença.

Em geral, é uma doença controlada que depende de uma boa orientação médica e adesão do paciente ao tratamento, o que consequentemente previne o aparecimento de complicações.