Síncope (desmaio)

22/05/2017

Define-se síncope como uma perda transitória da consciência devido à breve diminuição do fluxo sanguíneo no cérebro, caracterizada por: início súbito, perda do tônus postural (da capacidade de ficar em pé), curta duração, com recuperação completa e espontânea. 30 - 50% dos indivíduos já experimentaram algum episódio de síncope durante a vida. Após um episódio sincopal, a chance de recorrência é alta, estimada em 30%. A síncope não é uma doença, é um sintoma.

De um modo geral, costumam ser de curta duração e bom prognóstico, embora em pequeno número de pacientes possa indicar uma doença potencialmente letal se não for diagnosticada.

Causas:

• Doenças cardiovasculares: arritmias, distúrbios hemodinâmicos, paradas cardiorrespiratórias.
  • Distúrbios metabólicos: hipoglicemia (falta de açúcar no sangue causada por jejum prolongado ou diabetes descompensado), anemia intensa, hemorragias, desidratação.
  • Uso de medicações: diversos medicamentos, entre eles os diuréticos, podem provocar desmaios, quando usados em doses mais altas.
  • Hipotensão ortostática: a queda brusca da pressão arterial provocada pela mudança repentina de posição (a pessoa estava sentada ou deitada e fica em pé de repente).
  • Outras causas: cansaço extremo, emoções súbita, nervosismo intenso, dores fortes e permanência prolongada em lugares fechados e quentes.

Toda a pessoa que sofreu um desmaio, por mais rápido e aparentemente inofensivo que seja, deve ser levada a um serviço de saúde para avaliação o mais depressa possível.